Origens:
No início da década de 1960, havia um grande número de imigrantes de Trinidad e Tobago em Londres, que por serem discriminados decidiram se manifestar de uma maneira pacífica e alegre: pelas ruas do bairro de Notting Hill. Os precursores, faziam festas dentro de suas casas, foram Rhaune Laslett e Claudia Jones, reconhecida como a “Mãe do Carnaval de Notting Hill”, foi daí que surgiu o Carnaval de Notting Hill, Com o tempo cresceu e ganhou mais imigrantes de outras ilhas caribenhas
Escolas de Samba:
Fonte:internethttp://http//br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100207134252AAGPmYD
As escolas de samba do Carnaval de Notting Hill foram tendo sucesso graças ao Carnaval brasileiro, precisamente o Carnaval do Rio de Janeiro, entre elas estão:London School of Samba, a primeira escola de samba de Londres, que foi fundada no ano de 1984, a Quilombo do Samba e a Paraíso School of Samba.
Sendo atualmente a Paraíso School a que traz grandes artistas e intérpretes, celebridades no Carnaval do Rio de Janeiro, como Dominguinhos do Estácio, Bruno Ribas, Mestre Esteves, entre outros. apesar de já terem passado Cahê Rodrigues, na Quilombo do Samba e até Martinho da Vila no Carnaval de Notting Hill.
A festa típica do Rio de Janeiro e Bahia, mundialmente conhecida, está começando a conquistar a maior cidade da Inglaterra. Em Londres, ela será conhecida no ‘Carnaval do Povo’, o maior evento latino-americano na Europa.
Em 2002 o Carnaval do Povo reuniu 80 mil pessoas, segundo estatísticas oficiais da prefeitura em Southwark, Londres. Um dos maiores atrativos foram os grupos de samba. Este ano os organizadores do evento querem trazer o que há de melhor no Brasil em termos de música.
No Carnaval do Povo se cantam e dançam músicas de todos os países latino-americanos. Pratos e bebidas típicas de cada país, assim como o artesanato, também podem ser encontrados. No mesmo local há churrasco, feijoada, caipirinha, tacos, etc.
É uma grande mostra do orgulho que os imigrantes têm de suas raízes e da confraternização de todos os latino-americanos. O português e o espanhol se transformam nas línguas oficiais em plena Inglaterra.
Há conjuntos de salsa, folclore andino, cumbia, rancheiras, tango e outros gêneros de toda a região ao sul dos Estados Unidos.
A cada ano passam pelo Reino Unido, segundo estatísticas oficiais do departamento de imigração, cerca de 120 mil brasileiros. Parte significativa destes passa a morar na Inglaterra. Estima-se que estejam morando em Londres 50 mil brasileiros. Calcula-se que hoje na Inglaterra haja 350 mil pessoas que falam o português, e um número igual de hispânicos.
O Carnaval do Povo é o lugar de encontro e da dignidade destes imigrantes. Um desfile de carros alegóricos abre o evento, que é seguido por concursos de dança. No ano passado também contou com a presença de um parque de diversões. O Carnaval deste ano será no dia de 17 de agosto e será precedido por um festival caribenho, que vai se realizar no dia anterior.
Uma das figuras que garantiu presença foi o cantor colombiano Lisandro Meza, um dos expoentes do vallenato caribenho. Outros artistas que passaram pelo carnaval, nos últimos anos, foram o grupo Niche, Oscar De León e Willy Colón, famoso cantor de salsa, que já vendeu mais de 20 milhões de discos.
O Carnaval do Povo acontece há 5 anos, cada vez atrai mais gente. O objetivo é converter-se no maior evento musical do Sul de Londres. Atualmente o maior carnaval de Londres é o de Notting Hill, lançado há mais de meio século por imigrantes do caribe.
O evento é o maior do Reino Unido e Comunidade Européia criado pela comunidade brasileira e hispânica. Já foi divulgado na TV britânica e hoje conta com o apoio do município de Southwark, distrito onde está a sede da prefeitura da grande Londres.
Para brasileiros e latino-americanos é um evento do qual devem se orgulhar e que merece difusão e apoio, tanto na Europa como em seus países de origem.
Hello Grupo AJAX,
ResponderExcluirBom trabalho, continuem assim.
Parabéns!
Um abraço,
Your Teacher